caracal

Caracal


Serval
O caracal (Caracal caracal) também conhecido erroneamente como lince-do-deserto, ou lince-persa é um carnívoro da família dos felídeos habitante da África e da Ásia Menor. Apesar de sua aparência lembrar a de um lince, este gato selvagem é parente próximo do serval.

 
O caracal adulto pode chegar a medir 76 cm e pesar 12 kg. Possui pernas longas e uma aparência esguia. A cor da pelagem pode variar de avermelhado, acinzentado a amarelo torrado, embora até se conheçam casos de indivíduos todos negros; e é própria para ele se camuflar. Um caracal selvagem vive de 10 a 12 anos, mas em cativeiro chegar a viver 17 anos. Como ele é um animal fácil de se domesticar, ele é utilizado pelos humanos para atividade de caça em países como o Irã e a Índia. Ele é treinado para caçar outros animais

Habitat natural

O caracal distribui-se pela África e pelo Sudoeste Asiático. Seu habitat consiste normalmente de estepes e desertos, mas também aparece em florestas ou savanas.


 Dieta

 As presas favoritas do caracal são os roedores (nomeadamente os daimões), as lebres, aves de capoeira e outros animais domésticos. Por vezes pode até atacar gazelas, pequenos antílopes e também jovens avestruzes.
Pode dar saltos verticais de 2,5
metros e "abater" aves em pleno voo com a pata.
Este animal tão peculiar parece um grande gato com a cara de filhote amável, mas com o corpo de uma atlética pantera. Seu nome provém do vocábulo turco “karakulak”, que significa orelhas negras.


É possível domesticar um Caracal?

Sim, é possível domesticar um Caracal. Embora haja muitas pessoas que se assustem ao vê-lo, pois, sua presença e seu olhar são um tanto intimidantes, quando são filhotes são animais adoráveis e parecem gatinhos, os mais belos que você já viu.
Apesar de seu instinto natural, um Caracal pode ser domesticado e ser mantido em casa como qualquer outro pet. Porém, o animal que for trazido para uma casa deverá ser originário de uma família já domesticada e que já tenha vivido entre humanos.
Apesar de que quando pequeninos se parecerem com lindos gatinhos, não podemos nos enganar, são animais selvagens e que devem viver em seu habitat, como qualquer outro.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urso-Negro

Javalis